SOBRE

A Pint of Science é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é tornar acessível a discussão científica a toda a população de forma a colmatar a falha de comunicação que existe nesta área. Para tal, anualmente, é realizado um festival internacional de ciência, onde investigadores de diferentes áreas são convidados a apresentar os seus projetos de uma forma simples e interessante num ambiente descontraído como um bar. O festival ocorre anualmente durante 3 dias no mês de Maio e em simultâneo em centenas de cidades do Mundo. Em 2018, o festival decorreu pela primeira vez em Portugal mobilizando mais de 500 pessoas. Em 2019, 3 novas cidades – Aveiro, Braga e Bragança – juntaram-se a Lisboa e Porto para acolher o festival. Em 2020 o festival foi inteiramente online.

 

HISTÓRIA

Em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul, dois neurocientistas do Imperial College em Londres, decidiram organizar um evento chamado “Meet the Researchers” (Conhece os Investigadores). Este evento reuniu pessoas afetadas por doenças neurológicas com os respetivos investigadores para que estes mostrassem o seu trabalho laboratorial. O evento teve um impacto tão positivo que inspirou a criação do Pint of Science - um festival de ciência para a sociedade.​ Desta forma, em Maio de 2013, realizou-se a 1a edição do festival Pint of Science em 3 cidades de Inglaterra – Londres, Cambridge e Oxford. O festival reuniu em bares locais, durante 3 dias, grandes nomes das diversas áreas científicas que discutiram as suas descobertas com o público presente.​

O sucesso da primeira edição permitiu a continuidade deste festival que rapidamente obteve um reconhecimento além fronteiras.

EM PORTUGAL

Daniela Domingues conheceu o projeto Pint of Science em  Inglaterra aquando dum estágio no Kings College London. Movida pela ideia de que em Portugal a ciência também deve ter um lugar cativo nos bares, organiza, em conjunto com uma equipa incansável de voluntários, o festival Pint of Science Portugal.

2018

O primeiro festival "Pint of Science" em Portugal teve lugar em Maio de 2018 nas cidades de Lisboa e Porto.

2020

Em 2020, devido ao SARS-CoV-2, o festival decorreu inteiramente online.

2021

Em 2021, o evento terá lugar nas cidades de Aveiro, Braga, Guimarães, Lisboa e Porto.

Nos nossos eventos os temas a abordar são os seguintes:

 - Cabecinha pensadora: neurociência, psicologia e psiquiatria

 - Do 8 ao 80: física, química, matemática e astronomia

 - Com pés e cabeça: biologia humana, medicina e saúde

 - O nosso Mundo: geociência, botânica, zoologia e biologia

 - Ter muita lata: engenharia, robótica e computadores

 - Chatear Camões:  direito, história, política e línguas

 - Pint'Arte: relação entre ciência e arte

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now