Cabecinha pensadora

neurociência, psicologia e psiquiatria

O COMPORTAMENTO E AS EMOÇÕES DO FUTURO 
19 de maio · 19h00 · online · gratuito 
8iGbqeMyT.png
Joana Rato.jpg

Joana Rato - Há mitos para todos os cérebros

(Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (UCP)

Joana Rato é Investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da Universidade Católica Portuguesa. Formou-se em Psicologia da Educação (2003) e doutorou-se em Ciências da Saúde (especialidade em Neuropsicologia) em 2014. É co-autora dos livros "Quando o cérebro do seu filho vai à escola" (2017) e "Neuromitos" (2020). 

Quem trabalha na investigação sabe que a ciência está sempre em construção e geralmente a leitura que se faz é se existem, ou não, dados verificados até ao momento. Nunca, como agora, se soube tanto sobre o cérebro humano, mas também, nunca, como agora, houve tanta proliferação de distorções e pseudociências. Porquê? É o que vamos discutir.

Miguel Farias.jpeg

Miguel Farias - A ciência da meditação: Factos e Mitos

Miguel Farias (Coventry University)

Miguel Farias é um psicólogo experimental doutorado pela Universidade de Oxford. Tem conduzido estudos sobre a psicobiologia de crenças e rituais, incluindo práticas de meditação. Ele é o co-autor de The Buddha Pill: Can Meditation Change You?, traduzido em português pela Leya,  e é o organizador do Oxford Handbook of Meditation. Veja mais em https://miguelfarias.co.uk

Fala-se muito sobre os benefícios da meditação e mindfulness. Mas de onde vêm estas práticas, qual a variedade dos seus efeitos, e o que nos dizem sobre a nossa mente?