Ter muita lata

engenharia, robótica e computadores

TER UMA SOCIEDADE COM ENERGIA
19 de maio · 19h00 · BAR SELINA · 2.5€
8iGbqeMyT.png
dish.png
disabillity-symbol.png
pin.png
ticket.png
helena_braga-1152x759.jpg

Maria Helena Braga  - Porquê baterias de estado sólido? 

Maria Helena Braga (FEUP)

Professora Associada no Departamento de Engenharia Física da Universidade do Porto. Foi Investigadora Senior na Universidade do Texas, Austin, onde colaborou com o prof John B. Goodenough – laureado com Nobel da Química em 2019. É creditada pela tecnologia de eletrólitos em vidro e novas formas de captar e armazenar energia. 

As baterias de lítio estão presentes em quase todos os dispositivos. No entanto, apresentam problemas de segurança: usam cobalto e não podem ser utilizadas com temperaturas superiores a 40ºC.  Por outro lado, baterias de estado sólido apresentam mais vantagens, são mais seguras e têm melhor desempenho a temperaturas acima da temperatura ambiente. Assim, irei fazer uma comparação entre estas tecnologias e conversar sobre as técnicas desenvolvidas no meu laboratório.

Vasco Peixoto de Freitas_19 Maio_Ter mui

Vasco Peixoto de Freitas - Conforto e saúde - Como utilizar as Casas

Vasco Peixoto de Freitas (FEUP)

Professor Catedrático (Construções) do Departamento de Engenharia Civil da FEUP. Diretor do Laboratório de Física das Construções – FEUP. Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros. Autor ou Coautor de cerca de 400 publicações científicas e Consultor nos seguintes domínios: Comportamento Higrotérmico, Patologia e Reabilitação de edifícios.

O conforto térmico é essencial para o bem-estar e saúde dos ocupantes  dos edifícios. Pretende-se refletir sobre a forma como construímos e utilizamos os edifícios de habitação em Portugal.