Com pés e cabeça

biologia humana, medicina e saúde

PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO
19 de maio · 19h00 · BAR CATRAIO · 2.5€
8iGbqeMyT.png
dish.png
pin.png
ticket.png
Helder Fonseca_18 Maio_Com pés e cabeça_

Hélder Fonseca - Fazendo do exercício um osso duro de roer

Hélder Fonseca (FADEUP, CIAFEL)

Licenciado em Desporto e Educação Física (FADEUP), mestre em Medicina (FMUP) e doutorado em Atividade Física e Saúde (FADEUP). É atualmente professor Auxiliar na FADEUP onde leciona UC´s de Fisiologia, Patologia e Medicina Desportiva. Tem dedicado a sua investigação aos efeitos do exercício no metabolismo ósseo e obesidade.

Nesta sessão vamos falar acerca dos efeitos negativos que algumas situações como o envelhecimento, a menopausa ou a perda de peso acentuada após cirurgia bariátrica podem ter nos nossos ossos e da forma como, através do exercício e de uma atividade física regular, é possível contrariar muitas dessas alterações tornando os nossos ossos “duros de roer”.

Ricardo Fontes Carvalho_18 Maio_Com pés

Ricardo Fontes Carvalho - O mundo fascinante da imagem cardíaca: vendo o coração por dentro

Ricardo Fontes Carvalho (CHVNG / E)

Ricardo Fontes-Carvalho é diretor do serviço de Cardiologia de Gaia e Professor na Faculdade de Medicina do Porto. Autor de dezenas de estudos científicos em várias áreas da Cardiologia pelos quais foi distinguido com 17 prémios científicos. Possui vários cargos internacionais na European Society of Cardiology e no American College of Cardiology.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e no mundo, mas é uma doença em 80% prevenível.Hoje dispomos de técnicas extraordinárias de avaliação e monitorização da função cardíaca que permitem ver o coração “por dentro” como nunca o vimos. Nesta sessão discutiremos inteligência artificial, “wearables” e novos dispositivos de TAC, ultrassons e ressonância cardíaca.