Com pés e cabeça

biologia humana, medicina e saúde

AO ESTILO INSPECTOR GADGET: DOS MODELOS CELULARES ÀS IMPRESSORAS DE TECIDOS 
17 de maio · 19h00 · online · gratuito 
8iGbqeMyT.png
17_CPC_19h_Miguel Oliveira.jpg

Miguel Oliveira - Imprimir ou não imprimir: eis a questão

Miguel Oliveira (3B’s, Universidade do Minho)

Licenciado em Bioquímica, obteve o grau de Doutor em Ciências e Tecnologia de Materiais, Ramo de Conhecimento Engenharia de Tecidos e Materiais Híbridos, pela Universidade do Minho em 2009. É atualmente Investigador Principal e Vice-Presidente do Instituto 3Bs da Universidade do Minho, orientando uma equipa de 20 investigadores.

Esta conversa incidirá sobre os novos paradigmas da Investigação e Medicina (4th medical revolution), e como os novos desenvolvimentos na área dos biomateriais e bioimpressão 3D podem ajudar a modelar a saúde humana, e em particular a medicina personalizada.

17_CPC_20h_Bruno Sarmento.jpg

Bruno Sarmento - Modelos celulares para melhorar o desenvolvimento de fármacos

Bruno Sarmento (i3S, Universidade do Porto)


Bruno Sarmento, PharmD, PhD, é Investigador Principal no i3S e Professor no IUCS. A sua área de investigação é centrada no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas, nomeadamente, nanomedicinas direcionadas para um alvo terapêutico, para aplicação em diferentes áreas biomédicas; bem como o desenvolvimento de modelos 3D para validar novas terapias.

Nesta conversa vão ser abordados novos modelos celulares que mimetizam de uma forma mais realista as condições fisiológicas/patológicas humanas, e que conferem uma importante ferramenta para o desenvolvimento de novos fármacos. Será ainda explicado o potencial impacto destes modelos em termos clínicos e económicos. Em alguns casos, a informação proveniente destes modelos poderá ainda suportar os requisitos para um novo pedido de medicamento.