Ter muita lata

engenharia, robótica e computadores

OLHÓ ROBÔ!
17 de maio · 21h00 · online · gratuito 
8iGbqeMyT.png
Cristiano Premebida.png

Cristiano Premedida - Perceção artificial para veículos robóticos autónomos

Cristiano Premedida (ISR, UC)

 

Com doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, é atualmente docente na UC e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica. Tem desenvolvido trabalhos relacionados com machine learning aplicados a sistemas autónomos, robótica, perceção artificial e fusão de sensores.

Perceção artificial, ou perceção robótica, está relacionada com duas componentes principais: (1) técnicas de aprendizagem computacional, e (2) utilização de dados sensoriais tais como câmaras, radares, lasers 3D. Perceção artificial tem sido vastamente utilizada em robótica móvel, condução autónoma, navegação de robôs em ambiente industrial, hospitalar e doméstico, entre outros.

Norberto Pires.png

Noberto Pires - Desafios colocados pela Fabricação Aditiva de materiais. Vantagens e limitações.

Norberto Pires (DEM, UC)
 

Norberto Pires é Doutor em Engenharia Mecânica, e fez pós-doutoramento sobre Controlo Automático em Lund, na Suécia. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica e da Associação Portuguesa de Controlo Automático. É atualmente Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.
 

Nesta conversa apresenta-se a tecnologia de Fabricação Aditiva de metais, uma nova tecnologia de impressão de peças metálicas. Identificam-se os seus maiores desafios científicos e tecnológicos e apresenta-se uma abordagem desenvolvida na Universidade de Coimbra que pode revolucionar esta área e tem possibilidade de gerar investimentos competitivos.