Cabecinha pensadora

neurociência, psicologia e psiquiatria

AS CHUPETAS NÃO SÃO TODAS IGUAIS
17 de maio · 20h00 · online · gratuito 
8iGbqeMyT.png
Cláudia Melo.JPG

Cláudia Melo - Preservar a fertilidade ou não, eis a complexa questão

Cláudia Melo (CINEICC, UC)

Psicóloga clínica e Diretora técnica da Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra (UpC3). Membro integrado doutorado do CINEICC. O seu doutoramento em Psicologia Clínica focou-se na tomada de decisão relativa à preservação da fertilidade de doentes oncológicas e na comunicação médico-doente.

A fertilidade futura das doentes oncológicas jovens é uma preocupação clínica relevante, dado o risco de toxicidade reprodutiva dos tratamentos oncológicos. Apesar da tomada de decisão acerca da preservação da fertilidade ser emocionalmente exigente, esta tem um impacto positivo nas doentes, sendo o apoio da equipa clínica multidisciplinar fundamental neste processo.

Jorge Almeida.jpg

Jorge Almeida - Como é que sabemos o que é um copo?

Jorge Almeida (CINEICC, UC)

Jorge Almeida é professor associado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É diretor do Proaction Lab, onde faz investigação acerca de como o cérebro processa informação sobre objetos. Em 2019 recebeu uma subvenção de 1.8 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação para estudar este tema.

Como é que distinguimos os objetos que usamos no quotidiano? Como é que sabemos que um copo é um copo, com todos os diferentes, materiais, tamanhos e cores e feitios que podem ter? O cérebro consegue armazenar vastas quantidades de informação sobre copos, mas conseguimos reconhecer um quase instantaneamente e sem pensar sobre isso. Como é que isto acontece? Venha descobrir!