Ter muita lata

engenharia, robótica e computadores

MICROSCOPICAMENTE FALANDO
17 de maio · 21h00 · online · gratuito 
8iGbqeMyT.png
Cópia de CATARINA_MOURA-70.jpg

Catarina Moura - À descoberta de um mundo invisível

Catarina Moura (INL)

Cientista nascida em terras de pão de Ul e doutorada em terras de Sua Majestade. Adoro descobrir e aprender coisas novas. Além disso, gosto muito de partilhar - não só partilhar conhecimento, mas também gargalhadas, comida, viagens e bons momentos. Acredito que a ciência é para todos e por isso hoje vou trazê-la do laboratório até ao bar!

Para além do que conseguimos ver a olho nu, há um mundo fascinante por descobrir. Através de microscópios, conseguimos viajar numa nova escala e aprender mais sobre microorganismos, células, e outras coisas. Nesta sessão vamos falar sobre microscopia e imagem, e qual a sua importância para o desenvolvimento da medicina. Vemo-nos no Pint of Science!

Pedro Morgado ---_ um dos oradores que f

Pedro Morgado - Conhecer o cérebro para tratar melhor as doenças psiquiátricas

Pedro Morgado (ICVS, Escola de Medicina)

Pedro Morgado é Professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho. É médico psiquiatra no Hospital de Braga e investigador no ICVS onde investiga os mecanismos neurobiológicos de doenças psiquiátricas. É autor de mais de 30 publicações em revistas científicas e Editor Associado da Frontiers in Psychiatry e da BMC Psychiatry.

As doenças psiquiátricas são doenças do cérebro que afetam as nossas emoções, pensamentos e comportamentos. Nesta conversa vamos desvendar como as novas técnicas de neuroimagem têm contribuído para os avanços mais recentes na neurobiologia das doenças psiquiátricas e também as novas formas de atuação para as tratar.