O nosso Mundo

geociência, botânica, zoologia e biologia

AS DUAS FACES DA SUSTENTABILIDADE
17 de maio · 19h00 · online · gratuito 
8iGbqeMyT.png
Claudia Carvalho.jpg

Cláudia Carvalho -  Água hoje, o que esperar no amanhã?

Cláudia Carvalho (CBMA, UMinho)

Cláudia Carvalho-Santos é licenciada em Geografia, mestre em Ecologia e doutorada em Biodiversidade. No seu percurso passou pelas universidades de Wagenigen, Porto e Aveiro, e desde 2018 é investigadora no CBMA – UMinho. Tem explorado as relações do Homem com o meio ambiente e a biodiversidade para a construção de opções sustentáveis.

O Homem precisa dos ecossistemas para usufruir de serviços relacionados com a água, tais como: água em quantidade, sazonalidade e qualidade. Num contexto de alterações climáticas, é importante conhecer e prever os futuros impactos hidrológicos para uma melhor gestão adaptativa. Nesta conversa, vão ser apresentados resultados da aplicação de modelos hidrológicos com projeções para o futuro dos recursos hídricos.

Andreia Salvador.jpeg

Andreia Salvador - Os micróbios que geram energia

Andreia Salvador (CEB, UMinho)

Andreia Salvador é licenciada em Biologia, mestre em Métodos Biomoleculares Avançados, e doutorada em Engenharia Química e Biológica. É investigadora no CEB - UMinho onde estuda processos de digestão anaeróbia, com especial foco no estudo de comunidades microbianas que produzem metano, usando diferentes metodologias.

No ambiente os microrganismos vivem em comunidades, estabelecendo relações de interdependência. São muitos os exemplos em que os microrganismos sozinhos ou em comunidade servem a nossa sociedade em várias áreas, como a área alimentar, da saúde ou do ambiente. Nesta conversa, vamos abordar o tema da produção de bioenergia, mostrando a forma fascinante como os microrganismos se organizam no sentido de transformar resíduos em biogás.