Com pés e cabeça

biologia humana, medicina e saúde

MEXER PARA NÃO DOER
17 de maio · 21h00 · online · gratuito 
8iGbqeMyT.png
Anabela Silva.jpg

Anabela Silva - Dor: Conhecimento e movimento trazem menos sofrimento!

Anabela Silva (CINTESIS.UA, UA)

Anabela G. Silva é fisioterapeuta de formação e Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Leciona na Licenciatura e Mestrado em Fisioterapia e no Doutoramento em Ciências da Reabilitação. Faz investigação relacionada com a avaliação e intervenção em pessoas com dor e com a aplicação da tecnologia à saúde.

Já todos sentimos dor! Mas há uma diferença entre aquela dor que resulta de uma lesão e a dor que permanece durante meses e anos. A primeira é útil, a última não. A dor não tem relação direta com o estado dos tecidos, é uma perceção, um produto do nosso cérebro! Venha compreender a dor e o que pode fazer para a aliviar!

Fernando Ribeiro.png

Fernando Ribeiro - “Corações Partidos” – corações curados?

Fernando Ribeiro (iBiMED, UA)
 

Licenciado em Fisioterapia, Mestre em Ciências do Desporto, Doutorado em Actividade Física e Saúde. Os interesses de investigação centram-se no estudo dos efeitos do exercício físico (reabilitação cardiovascular) enquanto ferramenta terapêutica em pessoas com doença cardiovascular e outras doenças crónicas não transmissíveis.
 

Será abordado o valor clínico do exercício enquanto ferramenta terapêutica em distintas doenças cardiovasculares, com especial relevo os efeitos do exercício clínico na qualidade de vida e em indicadores clínicos e de prognóstico, procurando enfatizar os potenciais mecanismos pelos quais o exercício e a reabilitação cardiovascular modificam o curso da doença.