Chatear Camões
direito, história, política e línguas
Olhos no Céu: lições do passado
11 de maio · 19h30 · 8ª Colina Marquês · 2.50€

Luís Ribeiro - Seguir as estrelas no Portugal dos séculos XVI e XVII: astronomia, navegação e prognosticação
Luís Ribeiro (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia)
Os céus sempre moveram os interesses e motivações do seres humanos. Do místico e religioso, ao científico e técnico veremos um pouco desta rica interação no mundo pré-moderno.

Francisco Malta Romeiras - As águas radioactivas de um jesuíta português
Francisco Malta Romeiras (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia)
Francisco Malta Romeiras é investigador no Departamento de História e Filosofia das Ciências (FCUL). É o autor de Jesuits and the Book of Nature (Brill, 2019), A Biblioteca Erudita de Campolide (Lucerna, 2022), Os jesuítas em Portugal depois de Pombal (Lucerna, 2018) e Ciência, prestígio e devoção (Lucerna, 2015).
Nascido na Covilhã em 1868, o padre António de Oliveira Pinto, S.J. foi um dos mais conceituados físicos e divulgadores de ciência da sua geração. Professor no antigo Colégio de Campolide, estagiou dois meses no laboratório de Pierre e Marie Curie (Dez. 1909 a Jan. 1910). De regresso a Lisboa, realizou o primeiro estudo sobre a radioactividade das águas minerais portuguesas.
8ª Colina Marquês


